Os itens obrigatórios que entrarão em vigor no Brasil nos próximos anos
14 de Julho de 2018 | Postagem realizada por : Multas Jamais

Os itens obrigatórios que entrarão em vigor no Brasil nos próximos anos

Todos os carros, até 2022, terão que sair de fábrica com determinados itens de segurança. Já faz tempo que estes itens já são obrigatórios em outros países. Quer saber quais são eles?


O Contran já obriga a presença de alguns itens básicos em todos os veículos, tais como velocímetro, para-sol, cintos de segurança, refletores, espelhos retrovisores, parachoques, faróis, luzes de freio e seta, limpador e lavador de para-brisas e buzina, por exemplo.

Foi Multado? Recorra com Multas Jamais!

Outros itens de segurança também deverão entrar nesta lista nos próximos anos no Brasil, e já são usados em outros países há anos, veja quais são:

1. Cinto de três pontos e encosto de cabeça no assento do centro.


Obrigatório na Europa desde 2006 e nos EUA desde 2007, o cinto de três pontos distribui melhor o peso do corpo e dá mais sustentação ao tronco do usuário no caso de uma frenagem brusca ou acidente, por exemplo, diminuindo o número de mortes no trânsito quando comparados ao cinto de dois pontos.

Já o encosto de cabeça serve para conter o efeito chicote (movimento brusco da cabeça para frente e para trás), que acontece após uma batida e que pode causar danos severos na região do pescoço

Os carros lançados desde este ano precisam vir com o encosto de cabeça de fábrica. Os modelos mais antigos precisam se adaptar para começarem a cumprir a norma a partir de 2020.

(Obs: os encostos não são obrigatórios em modelos conversíveis e esportivos com assentos 2 + 2)

2.Isofix


Na Europa é obrigatório desde 2013 e nos EUA desde 2003, conhecido como padrão Latch - Padrão internacional para fixação de cadeirinhas infantis.

São ganchos soldados na carroceria que servem para dar apoio às cadeirinhas de crianças, não sendo mais indicado usar o cinto de segurança para prendê-las. As cadeirinhas devem ser presas a estes ganchos, para dar mais firmeza.

Desde janeiro de 2018 os novos carros com mais de uma fileira de bancos já começam a sair de fábrica com o Isofix, já os modelos que estão no mercado devem adotar a medida até 2020, pelo menos em um dos assentos.

3. Luzes diurnas


As DRL (Daylight Running Lamp) são obrigatórias na Europa desde 2011, elas têm a intenção de aumentar a visibilidade do veículo de dia, através e uma lâmpada de led ou halógena, funciona independente dos faróis e lanternas.

A partir de 2021 as luzes diurnas já devem ser inseridas nos projetos de novos modelos de carros, caminhões e ônibus e depois de 2023 elas deverão ser obrigatórias para todos os veículos fabricados e vendidos no Brasil.

4. Controle de estabilidade


Obrigatório na Europa desde 2014 e nos EUA desde 2012.

Trata-se de um Sistema eletrônico atua de forma independente no freio de cada roda para corrigir a trajetória do veículo em casos de perda de aderência dos pneus, seja em curvas ou em desvios bruscos de rota. Seu módulo também cuida do controle de tração e do assistente de partida em rampa.

Será um item obrigatório a partir de 2020 em modelos novos e a partir de 2022 para todos os carros vendidos.

Gostou de saber os itens que serão obrigatórios nos veículos nos próximos anos no Brasil? Compartilhe com seus amigos para que eles também saibam!

Foi Multado? Recorra com Multas Jamais!

Abraços e até a próxima!


Equipe Multas Jamais

Neste tópico falaremos um pouco sobre as Multas NIC, você já ouvir falar deste tipo de multa?

Neste tópico vamos falar um pouco mais a respeito daquele suporte, muito utilizado pelos motoristas, para apoiar o celular no painel do veículo.

Neste tópico falaremos um pouco sobre o novo padrão de emplacamento dos veículos.

Neste tópico falaremos sobre a multa por se recusar ao teste de bafômetro.

Você sabe quanto tempo demora para a pontuação sair do seu prontuário da CNH? Neste tópico, explicaremos como funciona este processo!