Prazo para a pontuação sair da CNH
20 de Setembro de 2022 | Postagem realizada por : Multas Jamais

Prazo para a pontuação sair da CNH

Você sabe quanto tempo demora para a pontuação sair do seu prontuário da CNH? Neste tópico, explicaremos como funciona este processo!

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não dispõe sobre o tempo em que o Estado pode manter uma penalidade por causa de infrações de trânsito ou cobrar uma multa de trânsito.

Porém, existe uma Resolução que elucida sobre o prazo prescricional da penalidade.

A Resolução 723/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) dispõe sobre a uniformização do procedimento administrativo para imposição das penalidades.

Antes de entendermos um pouco mais sobre esse assunto, você sabe quanto tempo demora para a pontuação “sair” do seu prontuário?

É exatamente quando a pontuação completa doze meses.

Pois bem, voltando a falar sobre o prazo prescricional da penalidade, é importante destacar que a penalidade só será imposta definitivamente ao condutor, quando estiverem esgotadas todas as possibilidades de apresentação de defesa/recurso.

Logo em seguida, iremos apresentar três tipos de prescrição que envolvem as multas de trânsito:

Prescrição da Ação Punitiva: Nada mais é do que o tempo que o Estado tem de definitivamente aplicar e concretizar a aplicação da multa sobre o condutor. Prazo este que é de 5 anos, contados a partir da data da infração.

Prescrição Intercorrente: Durante o período do processo administrativo, se o processo ficar parado, sem nenhuma ação por parte do Estado, por 3 anos, ocorrerá a prescrição intercorrente.

Prescrição Executiva: Não possui relação com pontuação e nem com a imposição da penalidade. A prescrição executiva tem a ver com a cobrança do Estado, que tem 5 anos para executar a cobrança.

Diante disso, é sempre válido ficar atento aos prazos descritos acima para que você não seja penalizado por algo que nem poderia mais estar sendo cobrado.

Se você está em dúvida em relação ao prazo prescricional de alguma infração que você recebeu, não desespere, entre em contato com a nossa equipe!

A equipe do Multas Jamais é composta por profissionais da área aptos a prestar auxílio ao direito de defesa nas infrações de trânsito.

Espero que você tenha mais clareza sobre o assunto depois dessa leitura!

Neste tópico falaremos um pouco sobre as Multas NIC, você já ouvir falar deste tipo de multa?

Neste tópico vamos falar um pouco mais a respeito daquele suporte, muito utilizado pelos motoristas, para apoiar o celular no painel do veículo.

Neste tópico falaremos um pouco sobre o novo padrão de emplacamento dos veículos.

Neste tópico falaremos sobre a multa por se recusar ao teste de bafômetro.

Você sabe quanto tempo demora para a pontuação sair do seu prontuário da CNH? Neste tópico, explicaremos como funciona este processo!